quinta-feira, 26 de maio de 2011

Condição do Trabalhador-estudante

Trabalhar para estudar é cada vez uma realidade nos dias de hoje. Para conseguir sustentar todas as despesas que um curso superior acarreta, os estudantes são obrigados a ter uma actividade laboral.

Segundo estudos feitos, a maioria dos trabalhadores-estudantes sentem bastante dificuldade em conciliar as duas actividades. No entanto, sentem uma maior independência e que estão a adquirir bastante experiência de vida, o que lhes poderá vir a ser benéfico no futuro. Estes estudos revelam também que nem todos os trabalhadores-estudantes fazem as duas actividades por obrigação ou necessidade, já que há alguns que o fazem também por opção, o que nos leva a concluir que há muitos trabalhadores-estudantes por gosto e outros por necessidade.

No caso do Ensino Superior português, cerca de 20 % dos alunos são trabalhadores-estudantes, sendo este valor baixo em relação a muitos países da União Europeia mais desenvolvidos, o que vem realçar a ideia referida no parágrafo anterior entre a necessidade/opção de exercer as duas actividades simultaneamente. Em relação aos que estudam e trabalham por gosto, este facto deve-se em muitos casos ao objectivo destes aumentarem os seus conhecimentos/habilitações no trabalho que desempenham.


Fontes:

http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=149&doc=11097&mid=2

http://e-feito.blogspot.com/2010/12/trabalhar-e-estudar-simultaneamente.html

Sem comentários: